• fullslide1
08 - dezembro - 2018

SAC OU PRICE?

 

Você sabe quais são as diferenças entre SAC e PRICE?

Se você respondeu que não, e nem ao menos sabe do que estamos falando, não se preocupe, você não está só nessa. Muitas pessoas não sabe do que se trata, tão pouco das diferenças que existem entre elas, embora sejam bastante importantes na hora de financiar seu imóvel.

Então vamos lá...

SAC (Sistema de Amortização Constante) e Tabela PRICE são os dois sistemas de amortização de empréstimo, ou seja, a forma como você paga ao banco o valor devido, ao longo do financiamento, mais usados no Brasil.    

Por isso sempre que você deseja obter uma simulação de financiamento imobiliário, você encontra as opções SAC e PRICE para escolher. Elas possuem grandes diferenças que podem afetar sua decisão de compra.

 

  1. Se optar pelo SAC você terá prestações decrescentes, elas iniciam mais altas e vão reduzindo ao longo do tempo. Já na PRICE as prestações são constantes desde o início até o final do financiamento, sendo de início inferiores as parcelas do SAC, e levando um bom tempo até que as do SAC reduzam e se tornem menores que a da PRICE.
  2. Como inicialmente as parcelas do SAC são maiores isso implica dizer que você deverá também ter uma renda mais alta para optar por ele, visto que a parcela do financiamento deve comprometer no máximo, em média, 30% da renda informada.
  3. Pela PRICE leva mais tempo para diminuir o saldo devedor, pois as prestações são menores e constantes. No entanto o prazo de financiamento é o mesmo, então isso interfere, ainda que não muito, no juros pagos no montante de todo o financiamento.
  4. Com a PRICE você pode se programar bem quanto ao valor da parcela e saber que durante todo o período você terá um valor determinado mensalmente para honrar com a instituição financeira.
  5. Pelo SAC o financiamento acaba sendo mais facilmente aprovado, mediante a renda do cliente, pois os bancos entende que ao iniciar pagando mais, mais da dívida será pago mais rápido.
  6. Por fim, qual seria a melhor opção para quem busca um financiamento imobiliário?  A resposta é: DEPENDE. Isso mesmo, depende do seu perfil e de sua disponibilidade de crédito e recursos. Por isso é tão importante visitar o plantão de vendas e fazer vária simulações, não tenha vergonha de pedir ao corretor ou corretora que lhe atender que teste todas as condições possíveis para que aí você tome a decisão pelo cenário que mais se adeque a sua realidade.

Esperamos que tenham gostado dessa matéria, logo teremos mais e mais para vocês.

Larissa Lopes

Jornalista – Especialista em Negócios Imobiliários